Todo cristão que se empenha em viver verdadeiramente sua fé, deve ter uma afeição natural e verdadeira pela Santíssima Virgem Maria. Se tem interesse por este tema, hoje você vai conhecer Tratado da “Verdadeira Devoção à Virgem Santíssima”, que é uma obra prima sobre Nossa Senhora, sobre mariologia. Com relação ao Tratado, o Papa São João Paulo II disse que, quando o leu, sua visão sobre a Virgem Maria mudou profundamente, e por isso ele consagrou o seu Pontificado a Ela: “Totus Tuus”.
- No Cenáculo com Maria, a Virgem que esteve presente nos momentos mais importantes da história.
- O que é o ano litúrgico?
No Tratado, São Luís Maria Grignion de Montfort ensina uma Consagração muito especial à Nossa Senhora, que nos leva a fazer tudo “Com Maria, por Maria, para Maria, e em Maria” de modo a se consagrar a Jesus como “escravo de amor”.
Como diz muito bem Pe. Paulo Ricardo: “Mais, porém, do que ter inúmeras práticas devocionais — sejam elas interiores ou exteriores —, o que realmente importa é ser devoto de corpo e alma, com a intenção de ser todo de Maria a fim de melhor servir e agradar a Deus. É por isso que, de todas as formas de devoção mariana, a mais perfeita e completa é a chamada consagração total: uma entrega a Jesus Cristo pelas mãos de Nossa Senhora, Rainha e Mãe dos fiéis”.
Muita gente já me contou que encontrou muitas dificuldades no momento de se consagrar, tanto na hora de ler o tratado, quanto no momento de fazer os exercícios espirituais de preparação. Seja por conta de um combate espiritual ou por conta de um combate contra sua própria fraqueza, é importante buscar a oração e conteúdos que te fortaleçam e instruam com relação a essa devoção.
Material de apoio
Além do tratado de dos exercícios espirituais, se você possui alguma dificuldade para iniciar, recomendo um material de apoio, como o ótimo curso gratuito do Pe. Paulo Ricardo. Para acessar, basta clicar na imagem a seguir: