Somos humanos, pecadores e vamos falhar ao longo da vida, mas existe uma perturbação depois de pecar que é prejudicial. A perturbação que vem do orgulho, a vergonha por ter pecado. A dor que devemos sentir depois do pecado é por termos ofendido o Deus que nos ama. É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
Veja também:
- O urso, a mosca e a diferença entre o pecadinho e o pecadão.
- Lições para quem critica os defeitos alheios e outros conselhos de santos.
Não perturbe sua alma
Deus é capaz de tirar de um mal coisas boas, e até mesmo de um pecado o Senhor pode nos ensinar coisas boas. Depois de uma queda, passamos a ser mais humildes, podemos entender o que não devemos fazer, nos tornamos mais capazes de ajudar quem sofre com a mesma situação, por exemplo.
Depois da queda, devemos buscar atos contrários àquilo que nos fez cair. Façamos um bem contrário ao mal que nos derrubou. Por exemplo, se você foi soberbo, pratique atos de humildade; se foi invejoso, esforce-se por alegrar-se com o sucesso do próximo.
Na série Itinerário da Castidade, Frei Gilson nos ajuda a fugir das ocasiões de queda pela fornicação. Dessa forma, o contrário da fornicação é a castidade e é nela que venceremos as principais tentações da carne. Mas acima disso tudo, vencemos a fornicação desprezando o que nos leva para a sexualidade. Devemos fugir das ocasiões e desprezar as situações que despertam a sensualidade.
Além disso, busquemos atos de caridade, confiança, arrependimento, bondade. Tudo isso nos ajuda a fugir da fornicação. Assista o vídeo a seguir e inspire-se na busca pela castidade:
Para te ajudar na caminhada, não deixe de assistir os outros vídeos dessa série no canal do Frei.