Dirigir exige atenção e qualquer distração pode causar um acidente, colocando a sua vida ou a de outras pessoas em risco. Existem alguns hábitos ruins ao dirigir que aumentam ainda mais a chance de um acidente.
Seja por pressa, distração ou hábitos ruins, muitas atitudes diante do volante podem ser passíveis de multa, além da chance de causar acidentes de vários níveis de gravidade.
O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro possui leis indicando o que não é permitido ao motorista fazer quando está dirigindo um veículo. São atitudes e comportamentos que podem ser prejudiciais ao trânsito ou perigosas para o condutor, passageiros e pessoas por perto. Vejamos algumas situações.
Coisas que você pode ter feito ao volante, mas que são proibidas
Separamos algumas coisas que você talvez já tenha feito ao volante, mas que não sabia que são proibidas.
1. Dirigir com o braço para fora do veículo
Mesmo se o braço estiver apoiado na janela do veículo, ainda é proibido. O Código Brasileiro considera infração dirigir apenas com uma das mãos. Mas para esta infração existe uma exceção: é permitido utilizar o braço para fora do veículo quando você estiver sinalizando antes de fazer uma curva.
2. Utilizar o celular enquanto dirige
Um ato que a maioria ainda faz, mas que é passível de infração. A multa não é aplicada somente para quem falar ao telefone, mas sim para quem estiver utilizando qualquer função do aparelho, principalmente aplicativos de mensagens. Se houver o flagrante, o condutor será autuado, mesmo que o uso do aparelho seja somente para consultar alguma informação.
3. Transportar pessoas ou animais entre os braços/pernas, ou à sua esquerda
É proibido transportar qualquer carga ao lado ou entre as pernas/braços do motorista, de modo que atrapalhem a visibilidade. Os animais também não devem ser transportados na caçamba de veículos ou ficarem com a cabeça para fora da janela.
4. Usar calçado que comprometa o uso dos pedais
Sapatos e direção algumas vezes não combinam. Usar calçados que não se fixam nos pés ou que possam comprometer a agilidade ao utilizar os pedais são proibidos. Chinelos, sandálias abertas que não fiquem fixas aos pés e sapatos de salto alto podem atrapalhar o uso dos pedais. Nesses casos, indica-se dirigir descalço.
5. Fumar ou consumir alimentos
Fumar enquanto ao dirigir é uma infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito pelo fato de o condutor estar dirigindo com somente uma das mãos, assim como consumir alimentos e bebidas durante o trajeto. Segurar copos ou alimentos, assim como o cigarro, pode trazer desatenção ao motorista, aumentando o risco de acidentes.
6. Utilizar fones de ouvido
Utilizar fones de ouvido ao dirigir pode ser passível de multa, por deixar o condutor alheio aos avisos sonoros presentes no trânsito, como a buzina. A proibição vale tanto para fones de ouvidos de aparelhos celular quanto ao ouvir músicas.
7. Dirigir com limitações físicas
Dirigir utilizando colar cervical, algum membro engessado ou tampões nos olhos podem causar sérios acidentes. Se tiver passado por alguma cirurgia, acidente ou algo do tipo que tenha resultado em capacidade física limitada, evite dirigir. Caso seja flagrado, pode ser passível de autuação.
Então, quais dessas coisas que você já fez ao volante?
Por Andreia Silveira, do site SeguroAuto.org.
Fontes: CTB Digital e Icetran.
Veja também:
[supsystic-gallery id=’572′]