Ficar bem informado sobre o novo coronavírus é essencial para se proteger e ajudar a diminuir a propagação do vírus
A pandemia do vírus da COVID-19 mudou a rotina de todos e, por ser uma nova realidade, é comum que surjam questionamentos sobre quais informações são verdadeiras ou não.
Aprenda o que é mito e o que é verdade sobre o novo coronavírus
Separamos algumas das verdades e mentiras mais comuns sobre a COVID-19 que você precisa saber.
Mito – Animais de estimação transmitem o vírus
Embora exista um caso na China de um cão cujo teste para detecção do coronavírus deu positivo, é pouco provável que pets como cães e gatos sejam transmissores do COVID-19.
Essa informação vem de estudos comentados pelo South China Morning Post e também está presente no site do Hospital AC Camargo.
Porém, ainda é válida a recomendação de sempre lavar as mãos após interagir com animais domésticos.
Verdade – Mesmo utilizando máscara é possível contrair o vírus
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia afirma que sim. A utilização de máscara auxilia na proteção, mas não evita completamente a contaminação.
Isso acontece porque há o contágio pelo ar (quando alguém infectado lança secreções ao tossir e espirrar) e pelo contato manual com superfícies contaminadas pelo vírus nas últimas 24 horas. Por esses motivos, a lavagem das mãos é essencial.
Verdade – Fumantes estão mais propensos a ter quadros mais graves de COVID-19
O Ministério da Saúde esclarece que fumantes estão no grupo de risco do novo coronavírus. Eles são mais vulneráveis pois o tabagismo aumenta o risco de adoecimento por diversas doenças respiratórias (asma, bronquite crônica e etc.) e infecções (tuberculose, pneumonias, etc.).
Essa lista inclui a COVID-19 que afeta o sistema respiratório, sistema que já se encontra comprometido em fumantes.
Mito – É preciso cortar o cabelo ou mantê-lo preso e homens precisam raspar a barba
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) diz que não é preciso prender ou cortar os cabelos neste período de pandemia. A medida que deve ser tomada é manter os cabelos limpos.
Sobre a retirada da barba, a SBD comenta que a limpeza e higienização do rosto fica mais fácil sem a barba, mas que raspá-la não é necessário. Mas é preciso reforçar a limpeza na região com pelos faciais, lavando com água e sabão.
Verdade – Atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico
A prática de exercícios físicos fortalece o sistema imunológico e ainda ajuda a prevenir e combater doenças crônicas, informa o Ministério da Saúde.
Portanto, no contexto atual é preciso deixar o comportamento sedentário e buscar incorporar exercícios à rotina.
Mito – Vacina da gripe aumenta o risco de complicação por COVID-19
Segundo o Ministério da Saúde, não há evidências que comprovem a incidência de manifestações mais graves do coronavírus em pessoas que tomaram a vacina para influenza.
Agora que aumentou seus conhecimentos sobre a COVID-19, nossa dica é que você confira a procedência e as fontes das informações compartilhadas com você e, claro, que siga as recomendações do Ministério da Saúde para proteger a si e aos outros.
Por Jeniffer Elaina.